Blog

Origem do churros e como ele se tornou um dos queridinhos do Brasil !

Quem não gosta de um churros para adocicar a vida? Aquele aroma inconfundível já avisa, tem churros quentinho chegando aí. Esse doce, preparado com uma massa à base de farinha de trigo e água, com manteiga e 01 pitada de sal, que depois é mergulhado no açúcar, deixa a todos com água na boca! No Brasil o churros ganhou diferentes sabores, tamanhos e recheios, mas você sabe de onde veio essa iguaria?

 

De acordo com artigo Sabor e saber publicado pela PUC-SP a origem do churros é incerta:“Alguns dizem que foram os portugueses que trouxeram a receita, quando voltavam da China na época da dinastia Ming. Outros dizem que foram os árabes que a trouxeram, quando invadiram a península ibérica. Outros ainda, afirmam que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho e outros produtos de padaria. Qualquer que seja sua origem, o churros, agora, é considerado tipicamente espanhol”

 

Mas você deve estar se perguntando como essa gostosura chegou a solos brasileiros… Em 1963 os churros chegam em São Paulo, mas foi em 1974 que eles ganham sua fama devido A CASA DO CHURRO! O estabelecimento ficava na Avenida São João, centro da capital, era da família Farre Martinez, de origem espanhola. Ela foi um dos principais difusores dos churros no Brasil.

 

Nessa época os churros não eram recheados, mas fizeram tanto sucesso que ganharam novos estilos. O primeiro churros recheado foi o de doce de leite, ele caiu no gosto do povo, e permanece até hoje!!

Comentar

Seu e-mail não será publicado.