Blog

O café e suas curiosidades

Quem não gosta de um cafézinho quentinho para começar o dia? Além de ajudar a acordar o café tem muitas características que nunca chegamos a pensar. Confira algumas curiosidade que trouxemos sobre o café!

 

1- Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças

A Faculdade de Medicina de Lisboa desenvolveu um estudo que afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas de Alzheimer. Diversas pesquisas comprovam que o café também pode diminuir os riscos de doenças como diabetes, depressão e Parkinson.

 

2- Manias de café ao redor do mundo

O café têm as suas particularidades e costumes para ser servido nos mais diversos locais do mundo. Na Áustria o café é bebido junto com figos secos. Já no Oriente Médio o café é acompanhado de especiarias como canela e alho. Na Bélgica são colocados pedaços de chocolates ao redor das xícaras de café, e na Grécia o café sempre está acompanhado de uma copo de água bem gelado.

 

3- O composto químico da cafeína é parecido com um neurotransmissor do sono

Durante o dia o nosso cérebro produz níveis naturais de adenosina, que regula a função cerebral. A cafeína imita a adenosina, com a função de controlar a intensidade da sensação de sono. Por acaso, o composto químico dos dois é bastante similar.

 

4- Café brasileiro

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, com 30% da produção mundial. São 30 milhões de sacas produzidas por ano, sendo que 50% é exportada. Além de exportar, o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo.

 

5-  Os efeitos da cafeína podem surgir em 10 minutos após o primeiro gole

Um estudo da Universidade de Barcelona mostrou que após 10 minutos é notado o efeito do café no organismo. Em 45 minutos o café já nos deixa em alerta. Dependendo da velocidade com que o organismo absorve a substância, é possível manter esse efeito por 3 a 5 horas.

 

Fonte: Revista Galileu

Comentar

Seu e-mail não será publicado.