Blog

5 curiosidades sobre o café

Produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, o café é uma bebida estimulante. A Arábia foi a responsável pela propagação da cultura, chegando na Europa no século XIV e parando, hoje, na nossa mesa. Quer saber mais curiosidades? Confira:

 

1 –  Bebida favorita

 

É uma das bebidas mais consumidas no mundo, perdendo apenas para a água, e a tendência é que esse consumo aumente! Uma pesquisa patrocinada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), parceria do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café e realizada no período de novembro de 2013 a outubro de 2014 analisou seu consumo interno, e segundo o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, o consumo anual do produto no Brasil é o que mais cresce mundialmente.

 

2 – O Brasil é o maior produtor do mundo

 

O Brasil é o maior produtor e exportador do produto, apenas em dezembro de 2018, exportou o equivalente a 3,83 milhões de sacas.

 

3 – Surgimento na Etiópia

 

Tem origem na Etiópia, lá no começo do século VII, transportado pelos mouros para o Egito e a Europa.

 

4 – Arábico e canéfora

 

Mais tradicional, o arábico representa a maior parte da produção mundial, mais delicado e agradável ao paladar.  O canéfora é usado para fazer o café instantâneo, é mais forte e mais resistente.

 

5 – Café acima de tudo

 

Lá na Turquia, ele é coisa séria. Em 1475, foi incluído uma cláusula na legislação que permitia que as esposas pedissem divórcio se os maridos não fornecessem uma certa cota do produto.

Comentar

Seu e-mail não será publicado.