Blog

A origem da coxinha

Que a coxinha é o salgado mais querido do Brasil todo mundo sabe (vou colocar aqui o link da matéria sobre os salgados mais queridos do país), mas você sabe como ela surgiu?

Existem diversas histórias diferentes sobre a origem da coxinha. Vamos contar algumas para você:

1- Coxinha imperial

A primeira história relata que a coxinha foi inventada na época do Brasil Imperial para a Família Real.O filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu, era criado na fazenda por ser uma criança especial e tinha como comida preferida as coxinhas de galinha.

Certo dia, ao perceber que faltaria a comida preferida do filho da princesa, a cozinheira desfiou outras partes do frango e as envolveu em uma massa. Nascendo assim a coxinha, que conquistaria primeiro os nobres e depois seria difundida em todas as classes da sociedade.

2- Coxinha na Industrialização

Na segunda versão a origem da coxinha data do século XIX, em São Paulo. Com a rápida industrialização da cidade, a demanda por comida nos portões de fábricas era grande. No entanto, a comida mais popular, as coxinhas de galinha, estragava muito rápido. Assim, os comerciantes começaram a desfiá-las e envolvê-las em uma massa, nascendo a coxinha.

3- Coxinha feita pelos escravos

A terceira e última versão atribui a criação do salgado aos escravos, que na falta de alimentos juntavam restos de animais, desfiavam e os envolviam em uma massa de mandioca, dando origem à uma versão rudimentar da coxinha.

Percebe-se que mesmo sendo diferentes, a criação da coxinha em todas as histórias obteve  um propósito principal: conservar o recheio, o frango!

 

Comentar

Seu e-mail não será publicado.